Pamac – flexível e robusto gerenciador de pacotes do Manjaro

    0
    140

    Pamac é o gerenciador de pacotes exclusivo do Manjaro Linux. Desenvolvido para atender diversos públicos, desde usuários inciantes a avançados, ele já vem instalado por padrão nas edições oficiais e comunitárias dessa distribuição linux. O pamac é flexível lhe concedendo a liberdade de gerenciar os pacotes pela interface gráfica e também por linha de comandos. E tudo isso não deixando de lado a simplicidade, possibilitando, por exemplo, habilitar o repositório AUR (Arch User Repositório). O Pamac é escrito em GTK e QT, funcionando perfeitamente bem em ambientes gráficos como XFCE, Gnome ou KDE e Lxqt. 

    Instale Pamac GTK (XFCE, Gnome, Lxde, Mate)
    sudo pacman -S pamac-gtk

    instale Pamac QT (KDE, LXQT)
    sudo pacman -S pamac-qt pamac-tray-appindicator

    Para integrar pacotes flatpak recomendo a leitura Flatpak no Debian e Manjaro, sendo necessário a instalação do plugin do Pamac.

    Pamac – Simplicidade e direto ao ponto

    Esse gerenciador fácil de usar, leve e prático.  Conforme a tela exibido abaixo, é exibido as principais funções do gerenciador. É possível navegar por categoria, para uma melhor experiência do usuário durante as buscas. Também exibe os pacotes instalados e também as atualizações. Tudo devidamente organizado de forma simples e sem rodeios. 

    pamac-principal

    Busque por pacotes

    No topo da lateral esquerda sempre é exibido uma lupa. 

    • Todos: realizar buscas por todo os pacotes (instalados no sistema ou não)
    • Instalado: realizar busca apenas pelos pacotes instalados no sistema. Muito util para facilitar a remoção dos pacotes do sistema.
    • Repositórios: realizar busca apenas por pacotes que estão não estão instalados e no repositório oficio do Manjaro
    • AUR: realizar buscas e instalar apenas por pacotes disponíveis no repositorio AUR (Arch User Repositóry), por exemplo o Google Chrome.
    • Flatpak: apenas pacotes do flatpak estão disponíveis aqui. Para maiores informações sobre, recomendo a leitura clicando aqui.
    • Snap: Somenete pacotes do Snap estão disponíveis. 

    Atualize seu sistema

    Mesmo as atualizações do sistema é relativamente simples de entender. Realmente muito bem organizado e por categorias. O Pamac facilita muito a entender os pacotes que precisam ser atualizados ou por repositórios diferentes: AUR, Flatpak, Snap. Pode não parecer aos olhos de alguns usuários, mas dessa forma aumenta o controle das suas atualizações, ou ate mesmo entender o que será atualizado. A interface do Pamac é bem simples com foco no usuário final.
    Para atualizar o sistema, clique nos 3 riscos do ado direito, e clique em Atualizar Banco de Dados.

    Para atualizar todo o sistema, clique em aplicar e digite sua senha. Aguarde baixar todos os pacotes e instalar as atualizações.

    Configurando o Pamac

    Essa é uma das primeiras etapas após instalar o Manjaro Linux. Algumas configurações importantes não estão habilitadas por padrão. Lógico que tudo depende da necessidade e cada usuário, mas não deixe de ler e consultar as configurações do seu Pamac. Vamos botar a mão na massa. Com o Pamac aberto, clique nos 3 riscos do lado direito e vá em Preferências.
    Vá em avançado, e selecione apenas as opções abaixo. Logicamente você pode ativar as demais, depende da necessidade cada usuário. Habilitar Downgrade é importante, mas apenas para usuários mais avançados. 

    Em repositórios Oficiais, deixe espelho Mundial e apenas clique em Atualizar listas de espelhos. Apenas mude esse espelho se reparar lentidão ao atualizar ouna instalação de algum programa.

    Clique em AUR. Vamos habilitar o repositório Arch User Repository (AUR). Alguns pacotes estão disponíveis nesse repositório, como por exemplo o Google Chrome. Selecione também Verificar atualizações e Verificar por atualizações de pacotes de desenvolvimento.

    E por ultimo mas não menos importante. Vá em Flatpak e Snap, e marque Habilitar o suporte, conforme exemplo abaixo. 

    Comandos do Pamac

    Os principais comandos do pamac são simples de aprender, a curva de aprendizado é pequena, já que os comandos são bem intuitivos. E não é necessário adicionar o comando sudo.  Apesar dos comandos serem mais simples o gerenciador de pacotes  é robusto e atende as necessidades dos usuários. A equipe do Manjaro fez um belo trabalho.

    Como pesquisar no pamac?

    Para procurar pacotes como por exemplo o Firefox. Perceba que não é necessário adicionar o sudo, pois não é necessário permissão de administrador. Veja abaixo:
    pamac search firefox

    Caso deseje procurar também no repositório AUR, adicione -a no comando:
    pamac search -a google

    Atualização do sistema

    Para verificar se há atualizações no sistema execute o comando abaixo. Adicionando o -a também inclui atualizações no repositório AUR, como por exemplo o Google Chrome.
    pamac checkupdates -a

    Agora atualize o sistema. Tanto faz o upgrade ou update. Adicionando -a no fim do comando é realizado a atualização dos pacotes no repositório AUR.
    pamac upgrade -a

    Instalando pacotes

    A instalação de pacotes também é simples. Só precisa ficar atento com alguns detalhes
    pamac install vlc

    Se um pacote esta localizado no repositório AUR, então substituia o install por build.
    paman build google-chrome

    Se precisar reinstalar um pacote, é simples.
    pamac reinstall firefox

    Removendo pacotes

    A remoção é um processo simples. Apenas fique atento na lista de pacotes que será removido. Alguns pacotes tem muitas dependências, então tenha cuidado sempre.
    pamac remove google-chrome

    Limpeza e Pacotes Orfãos

    Tudo é muito simples no Pamac. Apesar que o pacman ser um excelente gerenciador de pacotes, o pamac é claramente mais simples de usar.
    Para limpeza do cache, digite o comando abaixo. Digite “S” para confirmar e digite sua senha.
    pamac clean

    Remova os arquivos órfãos. Esses arquivos apenas ocupam espaço no sistema, então não se preocupe.
    Verifique se seu sistema possui algum arquivo órfão. vamos lista-los.
    pamac list -o

    Agora remova eles, digite o comando abaixo, pressione “S” para confirmar e digite sua senha em seguida.
    pamac remove -o

    Aguarde a remoção dos pacotes órfãos. Dependendo da quantidade pode demorar alguns segundos.

     

    Referencia: Manjaro Wiki 
    Inscreva-se
    Exibir
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    Exibir todos os comentários