Manjaro – Passo-a-passo após instalar a distro

4
10445

O Manjaro é uma das distribuições Linux mais fáceis de usar. Apesar disso alguns usuários iniciantes sentem a necessidade de ter um guia pós-instalação do Manjaro, um passo a passo pra ser mais preciso. O foco desse guia é ensinar pela interface gráfica, mas nada impede de você aprender um pouco mais sobre os comandos pacman. Se quiser saber um pouco mais leia o artigo escrito aqui no blog.

O Manjaro é uma distro que esta sempre atualizando pacotes, então o guia é para fazê-lo compreender como instalar, atualizar, etc. Então, por favor, não se prenda a versões de software ou kernel.

Primeiros passos

Os primeiros passos é atualizar a lista de repositórios. Isso evita muitas falhas e lentidão ao atualizar e instalar pacotes no Manjaro.

Abra o Pamac e clique em Preferências:
Será solicitado a senha. Digite e clique em OK.

Primeiro passo e importante é atualizar as listas de espelhos do seu Manjaro. Clique em Repositórios Oficiais, conforme mostrado na imagem abaixo:Para atualizar clique em “Atualizar lista de espelhos” e clique em fechar. Será exibido embaixo no próprio Pamac: Atualizando a lista de espelhos. Para acompanhar o progresso clique em Detalhes. Não se preocupe o processo é um pouco lento pois ele está fazendo uma busca global.

Não podemos esquecer, caso o haja algum problema de lentidão para atualizar pacotes nas etapas a seguir desse artigo, digite o comando em um terminal:
sudo pacman-mirrors -c all

Se o problema persistir mesmo após concluir, siga esse artigo para solucionar o problema.

Configurando o Pamac

Agora a parte importante é atualizar o sistema. Mas antes vamos fazer algumas alterações no Pamac. Clique na aba Geral e selecione: Remover dependências desnecessárias
Deixe exatamente como a imagem abaixo:

Habilite o AUR (Arch User Repository). Muito importante devido a quantidade de programas disponibilizados nesse repositório. Um exemplo simples de programa utilizado por muitos usuários, é o navegador Chrome, que está disponível apenas no repositório AUR para instalação. Então não se esqueça de habilitar essa opção, OK?
Após “Habilitar o Suporte AUR“, não se esqueça de marcar “Verificar atualizações do AUR“. Deixe exatamente igual a imagem acima.

Atualize seu sistema

Com o seu Pamac devidamente configurado, agora vem a parte essencial após instalar qualquer sistema, precisamos atualizá-lo. Clique na parte superior direita conforme a imagem abaixo e clique em: Atualizar banco de dados
O Pamac fará um sincronismo com os repositórios do Manjaro e será necessário baixar e instalar todos os pacotes disponíveis. Após exibir todos os pacotes disponíveis clique em Aplicar, depois Enviar.
Ou se preferir pode sincronizar e atualizar pelo terminal:
sudo pacman -Syyu
Após concluir as atualizações não esqueça de reiniciar o Manjaro. Caso ocorra alguma falha para atualizar, apresentando mensagem pacote inválido ou corrompido, siga esse artigo para corrigir essa falha.

Atenção: Baixe sempre uma imagem atualizada da distro Manjaro. Como o Manjaro lança periodicamente muitas atualizações, se você instalar uma imagem muito desatualizada poderá ter vários problemas para corrigir, ou até mesmo terá que fazer uma atualização muito grande, acima de 1 gb. Então fique atento e baixe sempre a última versão disponível.

Instalando Drivers de Video

Após reiniciar o sistema instale os drivers free ou nonfree (Proprietário). É possível instalar facilmente os drivers de video. Abra o Manjaro Settings Manager e clique em Configurações de Hardware, conforme imagem abaixo:
Nessa parte é exibido os drivers de video disponíveis para seu sistema e mesmo você não ententendo é bem simples instalar clicando nos botões que estão abaixo de Configuração de Hardware.
Dependendo da sua placa de video pode ser que não tenha suporte a drivers proprietários (Non-Free). Independente se sua placa de video é AMD ou NVIDIA, tente inicialmente instalar os drivers proprietários. Se não tiver bom desempenho ou o botão de instalar estiver inativo, instale os drivers OpenSource. Veja abaixo:

Auto Install Proprietary Driver = Instala drivers proprietários da Nvidia ou AMD.
Auto Install Open-Source Driver = Instala drivers de código aberto.

Será solicitado para digitar a senha, aguarde concluir a instalação. Após isso clique em fechar e reinicie o Manjaro.

Mas também é possível instalar pelo terminal. Siga se preferir executar pelo terminal.
Para instalar drivers proprietários execute o comando abaixo:
sudo mhwd -a pci nonfree 0300

Para instalar drivers opensource execute o comando abaixo:
sudo mhwd -a pci free 0300

Se possui Notebook/Laptop com placa de video Nvidia, e estiver com problemas para instalar os drivers, leia os artigos abaixo:
Instalando Nvidia com Bumblebee
Instalando Nvidia sem Bumblebee

Instalando Kernel

O Manjaro possui uma vasta lista de kernel disponível ao seu dispor, instalando apenas com 1 click. Retorne para o Manjaro Settings Manager e clique em kernel.
Há algumas informações bem úteis. Primeiramente a lista do kernel é exibida na forma decrescente (Do mais recente ao mais antigo kernel). Conforme na imagem acima começa pelo kernel 4.19 até o kernel 3.16.

O Kernel que está instalado e sendo executado no momento, será exibido Executando/Instalado. E outras versões instaladas é exibido Instalado. Na imagem acima mostra o kernel 4.14 e 4.19 instalado e sendo utilizado o Kernel 4.19.
Também é exibido as versões disponíveis de kernel RT (Real Time).
E o mais importante devido a sua estabilidade, é as versões LTS (Long Term Support), que nada mais é os kernels com tempo extendido de suporte.
Instale as versões de kernel que desejar, aguarde concluir a instalação e não esqueça de reiniciar.

Instalando Pacotes de Idiomas

Os principais recursos e ferramentas do Manjaro encontra-se no Manjaro Settings Manager. Então abra ele novamente e clique em Pacotes de Idioma.
É tão fácil como tirar doce de criança. Clique em Instalar Pacotes do Lado Direito. Será como de costume solicitado para digitar sua senha, e em seguida será feito o download e instalação dos pacotes de idioma disponíveis. Na imagem acima o botão está desativado porque já foi efetuado a instalação dos pacotes de idioma.

Instalando Programas no Manjaro

Vamos seguir instalando das duas formas, pela interface gráfica e pelo terminal ok?
Abra o Pamac e clique na lupa do lado direito.

Instalando Google Chrome
Conforme a imagem acima, ao digitar google chrome exibido o resultado mostrando os pacotes disponíveis. Como já está instalado exibe a cor verde do lado. Nos demais resultados da pesquisa como por exemplo o chromefreak está em branco, sinalizando que não está instalado.

Vamos instalar o Chromium como exemplo. Após localizar clique duas vezes em cima do pacote e clique em instalar. Simples assim. Perceba na imagem abaixo como é intuitivo a instalação. O Manjaro é uma excelente porta de entrada para os usuários iniciantes.
O processo é o mesmo em qualquer pacote que deseje instalar. Após clicar em Instalar é exibido a mensagem abaixo:
Clique em Aplicar e depois em Enviar. É necessário digitar a senha, depois o processo de download é iniciado, seguido da instalação do pacote.
Também é possível instalar o Chrome e o Chromium pelo terminal. Verifique se o gerenciador de pacotes AUR está instalado. Execute o comando no terminal.
sudo pacman -S yay

Instale o Chromium
sudo pacman -S chromium

Instale o Google Chrome
yay -S google-chrome --noconfirm

Instalando WPS-OFFICE

Com o Pamac aberto pesquise por wps-office e selecione os seguintes pacotes:

  • wps-office
  • ttf-wps-fonts
  • wps-office-mui-pt-br
  • wps-office-extension-portuguese-dictionary

O processo agora é o mesmo do que já foi explicado logo acima. Após clicar em Aplicar, depois Enviar, o processo de download e instalação demora alguns minutos. Isso também depende da sua velocidade contratada da sua internet.
Também possui um artigo de instalação do WPS Office Manjaro. Leia o artigo caso tenha interesse em aprender instalar pelo terminal.

Removendo o Libreoffice

Siga essa etapa apenas se instalou o WPS Office. Não será necessário manter duas suítes de escritório. Pesquise por libreoffice  e localize o pacote libreoffice-fresh. Clique uma vez em cima da caixa onde esta verde. Após ficar com o |x em vermelho clique em aplicar, depois clique em enviar.
Removendo pelo terminal.
sudo pacman -Rnsc libreoffice-fresh

Instalando o Virtualbox

Pesquise no pamac digitando virtualbox e selecione o pacote de Instalação. Por exemplo se você tiver usando o kernel 4.19 terá que selecionar o pacote abaixo. Mas instale de acordo com a versão do seu kernel. Qualquer dúvida ou problema na instalação siga esse artigo de instalação do virtualbox.

  • Oracle VM Virtualbox
  • linux419-virtualbox-host-modules

Após concluir a instalação, não esqueça de reiniciar o sistema para funcionar o Virtualbox.

Instalando e Configurando o Flatpak

O pacote flatpak já esta instalado, mas caso o pacote não esteja instalado pesquise digitando flatpak e instale. Após instalar e configurar os repositórios isso aumenta a quantidade de pacotes disponíveis como spotify, telegram, discord, dentre outros. Agora é necessário adicionar os repositórios, linha por linha. Faça com atenção.
Copie e cole no terminal, logo depois será solicitado a senha.
flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo
flatpak remote-add --if-not-exists kdeapps --from https://distribute.kde.org/kdeapps.flatpakrepo
flatpak remote-add --if-not-exists winepak https://dl.winepak.org/repo/winepak.flatpakrepo

Para saber mais sobre os principais comandos do flatpak, recomendo que leia o esse artigo.

Agora que sabe como usar o pamac, atualizar sua distribuição Manjaro, instalar programas e remover com o pamac e utilizar o flatpak, use e abuse da distribuição.
A quantidade de pacotes disponíveis no repositório oficial e comunitário (AUR), unindo com o flatpak torna a distribuição bastante completa e fácil de usar. Instale tanto pelo terminal ou pela interface gráfica utilizando o pamac e compartilhe conosco a sua experiência.

E então o que achou do artigo? Algo a acrescentar? Nos dê sua opinião.

Inscreva-se
Exibir
guest
4 Comentários
Novos
Antigos mais votados
Inline Feedbacks
Exibir todos os comentários
Antonio
Antonio
12/01/2021 3:20 PM

Até para a instalação da versão 20, me foi útil. Obrigado!

Victor
Victor
25/06/2019 7:57 PM

Bom estou mesmo tentando a testar o Manjaro.

Serial.com
Serial.com
26/04/2019 6:02 PM

Migrei do Ubuntu para o Manjaro Deepin e estou feliz da Vida (!) Beleza, leveza, segurança e praticidade.

Vinicius
Vinicius
10/04/2019 11:31 AM

Ontei eu migrei do Xubuntu para o Manjaro e esse passo a passo foi ótimo pra mim que sempre usei Ubuntu e Opensuse. Espero que eu goste e me adapte ao sistema pois parece ser muito bom.

valeu!!!